Você quer ser aprovado em um concurso público, certo?
Então você já sabe que precisa passar por um processo de aprendizado, certo?
Se você ainda não sabia, eu vou te contar. Você não vai ser aprovado em um concurso público contanto apenas com a sorte, como acontecia lá atrás. Os concursos estão cada dia mais concorridos e por isso você precisa se preparar e muito. Você inevitavelmente precisa passar pelo processo de aprendizado.
E a primeira coisa a saber é entender como acontece o processo de aprendizado para tirar o melhor proveito disso e não ficar perdendo tempo batendo cabeça.
O processo de aprendizado é uma jornada complexa e multifacetada que envolve não apenas a aquisição de novos conhecimentos, mas também a capacidade de memorizar e aplicar essas informações. Para navegar de forma eficaz por esse caminho, é fundamental entender as diferentes maneiras de aprender e fixar o conteúdo.
Aprendizado Ativo
Aprender é um processo ativo. Não basta apenas ouvir ou ler; é preciso engajar-se com o material. Ligar uma vídeo aula e ficar no celular definitivamente não é estudar. Ler um material sem atenção também não. O aprendizado ativo pode ser feito por meio de discussões, aplicação prática ou ensinando a outras pessoas. Quando explicamos um conceito a alguém, reforçamos nosso próprio entendimento e retenção. Criamos novos caminhos em nosso cérebro o que fortalece o conhecimento.
Repetição Espaçada
A memorização eficaz depende da repetição espaçada. Ao invés de tentar absorver um tópico todo de uma só vez, divida o estudo em sessões menores ao longo de dias ou semanas. Essa técnica ajuda a construir e reforçar as conexões neurais, tornando a memória mais duradoura. Esse mesmo procedimento serve para as revisões, que devem acontecer de tempos em tempos. Em um próximo texto vou te explicar melhor sobre a curva do esquecimento e como utilizá-la a seu favor. No vídeo abaixo você consegue ter melhor compreensão da importância de um sistema adequado de revisões.
Associação e Visualização
Nossos cérebros são ótimos em fazer conexões. Ao associar novas informações com conhecimentos ou experiências existentes, podemos criar ganchos mentais que facilitam a recuperação da informação. A visualização, seja através de desenhos ou diagramas mentais, também pode ser uma ferramenta poderosa para a fixação de conteúdos. Desenhe, crie, imagine, associe. Por mais absurdo que a associação pareça, esse método é extremamente eficiente. Na verdade, quando mais absurdo, mais eficiente, é isso que fará o seu cérebro guardar a informação.
Aplicação Prática
Teoria sem prática pode ser rapidamente esquecida. Aplicar o que aprendemos em cenários práticos ou simulações ajuda a solidificar o conhecimento, integrando-o em nossa compreensão prática e habilidades. Faça simulações mentais daquilo que aprendeu contextualizando com o seu cotidiano.
Por exemplo, quando eu estava estudando física para o Curso de Formação de Oficiais, durante os deslocamentos do cursinho para casa, no ônibus, enquanto as curvas e as freadas bruscas do motorista me jogavam de um lado para o outro, eu imaginava e simulava as forças e as decomposições dos vetores em cada movimento. Isso me ajudava a fixar aquele conteúdo. Parece coisa de maluco? Pode até ser, mas me ajudou a gabaritar física na prova.
Ensino e Colaboração para o Aprendizado
Compartilhar o conhecimento com os outros é uma das formas mais eficazes de aprendizado. Ao ensinar, somos forçados a organizar nossos pensamentos, a prever e responder perguntas e a abordar o tópico de diferentes ângulos, aprofundando nossa compreensão.
Então, experimente preparar uma aula sobre um tema em que tem dificuldade de fixação e ensine para seus colegas. Isso será desconfortável, afinal é algo que não domina, mas se vencer a barreira do medo terá como recompensa uma grande evolução no aprendizado.
Reflexão e Adaptação
Por fim, o aprendizado é um processo contínuo. Regularmente refletir sobre o que aprendemos, como aprendemos e como podemos melhorar nossas estratégias de estudo nos permite adaptar e aprimorar constantemente nossas técnicas de aprendizado.
Cada pessoa pode ter uma abordagem diferente que ressoa mais com seu estilo de aprendizado, e é importante explorar e identificar o que funciona melhor para você.
Portanto, lembre-se, aprender é uma jornada que nunca termina; cada passo adiante é um progresso em direção ao domínio e ao entendimento. Tendo compreensão disso, o caminho até a aprovação em um concurso público é só questão de tempo.
Você já parou para pensar quanto o ambiente em que você vive influencia os seus resultados? Independentemente da resposta, você precisa conhecer esse importante poder no post abaixo:
Se você quer acelerar a sua jornada até a aprovação em um concurso público e parar de perder tempo, conheça agora mesmo o livro que irá expandir a sua mente e transformar a sua forma de estudar: