Ninguém vence o ambiente
O lugar onde você vive, as pessoas com quem convive, os amigos que partilha a vida. Tudo isso influencia diretamente em quem você é. Está em alta dizer que somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos. E isso não é acaso, é poder de influência do ambiente. Na Bíblia em Provérbios 13:20 está escrito: “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.”
Não existe nenhuma novidade no que se refere ao poder do ambiente nos últimos milhares de anos. O conhecimento está espalhado na sociedade, basta que deixemos de ser cabeça dura e paremos de achar que o que é antigo não se encaixa mais no mundo de hoje que a sabedoria começará a brotar em nossas mentes.
Por mais tecnologia que as últimas décadas tenham proporcionado, o nosso cérebro, os nossos medos e anseios ainda são os mesmos. Por mais que acreditemos que conseguimos nos manter firmes em ambientes inóspitos, somos influenciados mesmo que inconscientemente. E, aos poucos, cedemos. A parte boa é que o ambiente nos influencia para o mal ou para o bem. E estar no ambiente certo pode ser tão estimulante e transformador que a nossa mente não é capaz de acreditar.
O que descobri em Florença, na Itália
Estive em Florença, na Itália, no ano passado e uma coisa me chamou muita atenção. Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Galileu Galilei, Nicolau Maquiavel, Donatello e muitos outros homens considerados gênios da arte, da matemática, da física, da astronomia e da medicina viveram em épocas contemporâneas naquela região da Itália.
O que explica um fenômeno como esse?
Era como um Vale do Silício da ciência e das artes em plenos séculos XV e XVI em Florença.
Eu credito este resultado a dois fatores, e são os mesmos que formaram o Vale do Silício e todos os lugares com o mesmo fenômeno: Financiamento e ambiente.
Florença foi governada por alguns séculos por uma família de banqueiros, políticos e amantes das artes. A família de sobrenome Médici participou ativamente do florescimento intelectual na região durante o Renascimento. Com o interesse da família e forte financiamento para desenvolvimento das ciências, criou-se o segundo fator fundamental para o fenômeno: o ambiente!
O Ambiente
Um lugar, uma região, onde todos estão em busca do aperfeiçoamento, aprendendo com os mais experientes e ensinando aos mais curiosos. O ambiente é primordial para o aparecimento de resultados extraordinários.
Imagine, você, estudando arte ao lado do ateliê onde Michelangelo criava. Imagine-se, você, aprendendo astronomia com Galileu Galilei, o cara que inventou o telescópio. Ou mesmo, você aprendendo política com Nicolau Maquiavel.
Não tenho a menor dúvida que o ambiente influenciou diretamente aquelas mentes a serem grandes. Mas como o ambiente pode moldar a nossa vida?
O poder do ambiente na minha aprovação para Oficial do CBMSC
Quando eu estava estudando para o concurso para Oficial do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina (CBMSC), ouvia todos os dias que era loucura o que eu estava fazendo, que eu deveria aproveitar a vida ao invés de gastar meu tempo com aquilo. Eram muitas horas de estudos diários, mesmo sem um direcionamento, algo ardia dentro de mim e me impulsionava a fazer aquilo.
Aquele esforço todo durou alguns meses, até uma reprovação, que foi como um balde de água fria em uma pequena fogueira. Tive um resultado tão ruim quanto se eu não tivesse estudado. Aquela frustração, somada a um ambiente desfavorável, quase me fez desistir e abandonar tudo.
Então tive que tomar uma decisão, eu precisava mudar o meu ambiente para ter o resultado que eu gostaria de ter. Eu precisava estar perto de pessoas que já tinham passado pelos problemas que eu estava passando. Pessoas que estivessem em um nível acima do meu em relação aos estudos. E foi o que fiz. Tomei a decisão de me mudar de cidade, aliás, de estado, para estar em um ambiente em que eu pudesse crescer. Em um ambiente favorável aos meus objetivos.
Talvez naquela época o poder do ambiente ainda não fosse tão claro para mim. Mas era tudo o que eu tinha: A esperança de ser aprovado, um dia, no concurso para Oficiais do CBMSC.
A mudança de ambiente transformou os meus resultados
Com a mudança de ambiente eu tinha agora novos desafios. Conhecia a verdadeira concorrência que teria que enfrentar, aprendia novos métodos de estudo, conhecia novas técnicas, fazia novos amigos, que me ensinavam muito todos os dias. Eu tinha algo palpável para buscar, e isso fez toda a diferença na minha jornada.
Aquela decisão me fez, depois de cerca de dois anos, ser aprovado para Oficial do CBMSC. Talvez, se não tivesse a coragem de ter tomado a decisão de mudar de ambiente, ainda estivesse tentando, ou pior, já tivesse desistido.
Se você está buscando um determinado resultado, não hesite. Estabeleça um ambiente favorável. Afaste-se de pessoas negativas e que atrapalham sua caminhada. Busque estar perto daqueles que já trilharam ou estão trilhando o mesmo caminho que você almeja trilhar.
Essa decisão, por mais difícil que possa ser, pode ser a chave do seu futuro de sucesso.
Ninguém vence o ambiente!
No link abaixo você conhece um pouco mais sobre a vida de bombeiro: https://tiagolucian.com.br/2023/11/16/incendio-bombeiros/
Quer se tornar um bombeiro militar?
Conheça agora mesmo o livro que vai acelerar a tua jornada até a aprovação: https://www.dicasdebombeiro.com/produtos/livro-concurso-publico-com-a-mentalidade-adequada-o-resultado-e-so-questao-de-tempo/
Pingback: Aprendizado: como melhorar a performance - Tiago Lucian