“Para cada minuto gasto em organização, você ganha uma hora.” Benjamin Franklin
Por que o Militar tem fama de organizado?
Durante os mais de 10 anos em que faço parte do Corpo de Bombeiros Militar aprendi que organização diferencia as pessoas que são produtivas, daquelas que vivem abandonando e recomeçando seus projetos. Entrei como soldado na corporação e depois fiz o concurso para oficial, então tive que passar por dois cursos de formação: o Curso de Formação de Praças e o Curso de Formação de Oficiais.
Explicar o que é um curso de formação militar é uma tarefa difícil e para quem ouve, talvez até soe engraçada. A rotina começa bem cedo, 4, 5 da manhã, com as primeiras missões: arrumar a sua cama, fazer a barba, passar a farda e deixá-la impecável. Talvez você até possa dormir uns minutos a mais, se tiver sido ORGANIZADO e tiver passado sua farda na noite anterior.
Militar é grupo
Depois, você precisa cumprir com o seu papel coletivo, fazer a faxina no local determinado pela escala de serviço. Você precisa aprender a fazê-la com excelência e sem muita demora, afinal em poucos minutos você precisa estar pronto com seu uniforme de educação física para a corrida matinal. Se a limpeza do local não ficar com alto nível de excelência, provavelmente você passará o fim de semana treinando como fazê-la melhor.
Depois de alguns quilômetros e um banho rápido, você já está pronto, em forma, para hastear a bandeira e cantar o hino nacional. Um breve momento de conferência do fardamento pelo monitor, e se você não tiver se empenhado com afinco na missão de passá-lo, você será plotado. Provavelmente será punido por não ter feito direito o que deveria ter feito. A essa altura, você tem a sensação de que já fez muita coisa, no entanto ainda são 07h30min da manhã.
A aula começa e a rotina de estudos consome o dia todo, alguns breves intervalos para as refeições e o fim do dia se aproxima. Quando percebe, já está em forma novamente pronto para o arriamento da bandeira. Você já está pronto para ir para casa, ou mesmo descansar no alojamento caso o curso seja em regime de internato, mas lembra-se que está escalado de serviço naquele dia. Terá que cumprir alguns turnos de sentinela até o próximo dia raiar. Não suficiente, você tem trabalhos extraclasse para fazer e provas para estudar para o dia seguinte.
Como conciliar tudo isso e suportar essa rotina durante toda a formação?
Muita gente fica pelo caminho. A chave está na organização. Sem uma organização adequada a vida do recruta se torna muito difícil e pesada. Por não cumprir uma tarefa com excelência acaba sendo punido e, em pouco tempo, isso vira uma bola de neve.
É a organização que dá a única chance de sobreviver nesse mundo. E por isso, o militar carrega a fama de organizado. Não necessariamente por gostar de ser organizado, mas porque sem organização a vida fica insustentável. Uma grande parte das pessoas aprende essa lição durante a formação e percebe que aplicá-la nas outras esferas da vida funciona e a torna mais eficiente.
Organização e a vida de concurseiro
Organização também é palavra de ordem na vida do concurseiro. Sem organização não há avanço satisfatório. Você pode me dizer que fulano é desorganizado e passou no concurso público. É a mesma história daquele que defende o cigarro porque o avô fumou a vida toda e viveu até os 90 anos. Ou o vizinho que é sedentário e não possui nenhum problema de saúde. Existem essas pessoas? Obviamente que sim. Mas, imagine o potencial que teriam se tivessem melhores hábitos.
Não use uma exceção para tornar uma regra.
A maioria dos mortais precisa de organização para ter bons resultados. Organização é o que permitirá colocar os bons hábitos em prática.
Como organizar minha vida para estudar?
Antes de organizar a sua rotina de estudos, é necessário organizar a sua rotina de vida: Horário para dormir, horário para acordar, horário para fazer as tarefas cotidianas, horário para fazer exercício físico, horário para descansar, horário para o lazer, para somente então, conseguir encaixar o seu horário para estudar.
Você também precisa considerar qual é a sua condição momentânea. Se possui recursos suficientes para conseguir estudar sem precisar trabalhar, para adquirir um cursinho específico, uma mentoria e livros. Essa é uma parte relevante da sua organização. Grande parte das pessoas começa no mundo dos concursos com receio, com medo e com vergonha de se entregar. Então começa tímida, estudando em casa, sozinha e sem recursos de apoio e suporte. Passa meses ou até anos nessa condição e não consegue avançar como gostaria e deveria, e acaba por ficar desestimulada.
Você pode estar pensando que não tem como não trabalhar, que possui família e filhos para sustentar. Sim, você não é um alienígena. Você faz parte do grande grupo de pessoas nessa condição. Entenda que o concurso é uma etapa importante para a mudança em sua vida. Use as dificuldades para fortalecer o seu caminho.
Na prova, a banca não irá querer saber sobre a sua vida, sobre quais dificuldades passou ou passa. Você terá que dominar o conteúdo, lembre-se disso. Ter bons motivos para não saber algo não é suficiente. Pela experiência com os alunos da minha turma de mentoria, as pessoas que têm maiores dificuldades costumam levar o estudo mais a sério e como consequência obtém bons resultados.
Ter uma condição melhor não é sinônimo e nem garantia de sucesso
Quantas pessoas você já conheceu que tinham um potencial incrível, acima da média, e não se tornaram nada de relevante? Aqueles que são considerados mais inteligentes podem cair no erro da mentalidade fixa, confiar demais nas suas habilidades e deixar a rotina e os hábitos necessários de lado.
Pule essa fase de tempo desperdiçado ou mal aproveitado. Use o conhecimento adquirido para potencializar o seu resultado. Não existe regra de tempo para passar, se alguém te falar que existe, está te enganando. Pessoas são diferentes e reagem de formas diferentes.
Mas uma coisa é certa, existem métodos e ferramentas que podem encurtar expressivamente o seu tempo de estudos para concurso.
Por que ficar 3, 4 anos estudando se pode fazer isso em 1 ou 2 anos?
Por que ficar 2 anos estudando se pode ficar apenas 6 meses?
Isso depende de você, do seu comprometimento, do seu nível de bagagem, do nível do concurso que pretende prestar e da qualidade dos recursos investidos. A não ser que você já seja um experiente concurseiro com anos de bagagem, você deve contratar um bom cursinho específico para o concurso que pretende prestar. O material já selecionado conforme o edital; professores especialistas e que conhecem as bancas mais frequentes; ambiente com pessoas buscando o mesmo objetivo. Essas são apenas algumas das vantagens que podem encurtar e muito o seu tempo de preparação.
Estudar e selecionar material por conta própria costuma ser muito difícil. Uma porcentagem muito pequena da população consegue êxito dessa forma.
O cursinho irá te ajudar a iniciar o processo de uma forma mais consistente, mas considere complementar com a opção de uma mentoria. Uma mentoria irá te ensinar métodos e técnicas de estudo, organização de rotina, criação de hábitos melhores, metas e objetivos a serem perseguidos. Na minha mentoria da Tribo Chivunk trabalhamos todos esses conceitos e buscamos trabalhar muito a cabeça dos mentorados. A nossa mente é o nosso principal sabotador quando o assunto é estudar para concursos públicos.
Não se esqueça, organização é a chave para a sua aprovação! Organize-se!
No link abaixo você aprende a lidar com a procrastinação https://tiagolucian.com.br/2023/11/09/procrastinacao/
Pingback: Mentor e o seu papel - Tiago Lucian
Pingback: Ser Bombeiro Militar é o seu sonho? Conheça o Caminho! - Tiago Lucian
Pingback: Planejamento nos estudos: A Chave do Sucesso - Tiago Lucian
Pingback: Concurso Público: 8 Dicas essenciais - Tiago Lucian