O Que Eu Aprendi Com os Dias Difíceis
Você já sentiu como se quisesse jogar tudo para o alto? Aqueles dias difíceis em que os livros parecem mais pesados, a mente pede descanso e a motivação parece ter tirado férias. Ah, eu conheci essa sensação muito bem, e se você é um concurseiro, provavelmente também conhece.
Quando a Mente Pede Descanso
Se estiver cansado descanse. Sêneca, filósofo adepto do estoicismo dizia que “é preciso dar repouso a nossas almas: descansadas, elas surgem melhores e mais ativas. Assim como não se deve cansar os campos férteis, pois logo uma fecundidade ininterrupta os deixará exauridos, talvez o esforço contínuo da alma irá quebrantar o seu ímpeto”. A rotina de concurseiro é uma rotina pesada. A grande maioria das pessoas trabalha, cuida da família e ainda estuda. Alguns poucos têm o privilégio de não precisar trabalhar, o que não quer dizer que seja fácil.
A vida de concurseiro exige muito equilíbrio emocional. O processo de aprendizado contínuo, durante algumas horas por dias, por um longo período exige muita energia. Estabelecer um planejamento e uma rotina adequada é fundamental. Porém, mesmo com o melhor planejamento, você vai ficar exausto com frequência.
Quando eu estava me preparando para o concurso para o Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, por algumas vezes, ao chegar o fim do dia, depois de muitas horas de trabalho seguidas de estudo, eu colocava uma música no computador e chorava. Era um choro de cansaço, mas também era um choro de vontade de vencer. Eu sabia que precisava passar por aquilo. Eu sabia que tinha feito o meu melhor, mesmo quando o meu melhor não fosse muito. E eu sabia que só precisaria de uma noite de sono para restabelecer os pensamentos.
Escolhendo o Caminho Certo, Mesmo Quando É Difícil
Acostume-se a lidar com os dias difíceis. Não tente evitá-los. Mas sim, compreender que eles farão parte do seu caminho. Mesmo que a sua mente peça para desistir. Lembre-se de quais foram as razões que te levaram até esse momento.
Jesus diz em Mateus 7.13,14: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçosa o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.” Que lição podemos tirar disso? Os bons caminhos costumam ser mais difíceis, os caminhos justos muitas vezes nos custam mais do que os caminhos em que a maioria das pessoas passa. Poucos conseguem se manter firmes no esforço, trabalho, estudo e no final encontrar a porta estreita, a porta do sucesso.
Pequenas Lembranças, Grandes Motivações
Agora, aqui está um truque que eu adoro: coloque uma imagem ou objeto que simbolize seu sonho bem ao lado do seu local de estudo. É uma forma concreta de manter vivo o que te move. E se imagine já lá, no seu objetivo. Visualize-se trabalhando onde quer, fazendo o que ama. Eu faço isso, e confie em mim, faz toda a diferença.
Vamos Conversar sobre os dias difíceis?
Meu caro amigo, você que se dedica aos estudos e enfrenta essa montanha-russa de emoções que é a jornada do concurseiro, quero que saiba: eu te entendo. Eu já caminhei por essa estrada trilhada, com seus picos de esperança e vales de desespero. E quero que você sinta em seu coração que está tudo bem em sentir-se cansado, em chorar, em buscar um refúgio para descansar. Está tudo bem ser humano.
Mas no meio desses altos e baixos, eu também quero que você se segure firme na trilha que te motivou a começar esta caminhada. Visualize, em cores vivas e brilhantes, o lugar onde quer chegar, a realização do seu sonho. Mantenha isso perto do seu coração, pois é esse o seu norte. No link abaixo você aprende a enfrentar os desafios e o vitimismo: https://tiagolucian.com.br/2023/08/09/vitimismo-a-armadilha-da-autossabotagem/
Vamos juntos nessa jornada com coragem e determinação. Os dias difíceis, eu prometo, passarão. E quando eles passarem, você estará lá, comemorando a vitória, com lágrimas de alegria e um sorriso que conta a história de quem nunca desistiu.
Pingback: A procrastinação vai acabar com você - Tiago Lucian
Pingback: Organização de Estudos: Como Garantir a Aprovação - Tiago Lucian