A procrastinação pode ser um subproduto evolutivo aponta estudo
A procrastinação costuma ser um dos piores problemas nos estudos para concurso e até para a vida. De acordo com um estudo realizado em 2014 pela Universidade do Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos, existe uma tese de que a procrastinação está relacionada ao nosso desenvolvimento ao longo de milhares de anos de evolução.
Como os pesquisadores já sabem, o homo sapiens, nome científico dado à nossa espécie, já habita esse mundo há mais de 100 mil anos, sendo que alguns pesquisadores indicam 200 mil anos. Ao longo de todo esse tempo, e na maior parte dele, a nossa espécie não precisou de planejar o futuro.
A rotina dos homens das cavernas era baseada nas necessidades imediatas e diárias, como por exemplo com a alimentação, abrigo e segurança. Não havia espaço para planejamentos longos, já que a manutenção da sobrevivência exigia ações imediatas.
Apenas nos últimos 10 mil anos o homem começou a cultivar o próprio alimento e conseguiu se estabelecer em locais fixos. A partir disso, começaram a surgir as necessidades de planejamentos com prazos maiores. Ou seja, a procrastinação pode ser considerada um subproduto da evolução da espécie, e que, mesmo não encaixando mais nos tempos modernos, ainda influencia diretamente as nossas ações.
Por que procrastinar pode atrapalhar o meu desempenho nos estudos?
Mas ainda assim, procrastinar é uma das principais razões pelas quais as pessoas fracassam nos estudos para concurso. E porque isso acontece? Porque a procrastinação leva à falta de foco, à perda de motivação e, finalmente, ao fracasso.
A procrastinação pode afetar o seu sucesso de várias maneiras. Por exemplo, se você está sempre adiando o início dos estudos para o próximo dia, semana ou mês, é provável que acabe não conseguindo cumprir nenhuma meta estipulada. Isso levará a um desempenho ruim no teste ou exame, o que, por sua vez, pode arruinar suas chances de obter uma boa classificação.
Outra forma pela qual isso pode afetar o seu sucesso é quando você deixa de fazer as atividades que são essenciais para o seu estudo. Por exemplo, se você está estudando para um teste e sabe que precisa fazer uma revisão detalhada dos seus materiais, mas sempre adia essa revisão, é provável que não se saia bem no teste.
Ausência de vontade
Relacionado a procrastinar é sentir fastio. Já ouviu falar nisso? Sentir fastio é sentir ausência de vontade de fazer, uma “falta de apetite” ou até uma aversão a algo. Isso é mais comum do que se imagina. Todos os dias você terá que agir para chegar mais próximo do seu objetivo. Essa “falta de apetite” vai surgir com frequência, seja para começar a estudar, seja para fazer os teus exercícios físicos. Porém, essa sensação vai embora logo depois de iniciar a ação.
Se você está tendo problemas com a procrastinação, é importante tomar medidas para superar esse hábito. Caso contrário, você pode acabar prejudicando seriamente o seu desempenho e acabar “correndo atrás do próprio rabo”.
Estudar para concurso público não é uma tarefa fácil, os dias difíceis chegarão e você precisa enfrentá-los. No link abaixo você pode entender melhor como https://tiagolucian.com.br/2023/08/19/jornada-do-concurseiro/
Pingback: Organização é a chave para a aprovação - Tiago Lucian
Pingback: Vitimismo: A Armadilha da Autossabotagem - Tiago Lucian