“Os problemas da vitória são mais agradáveis do que aqueles da derrota, mas não são menos difíceis.”
Winston Churchill
O Poder da Rotina e dos Hábitos
No ano de 1982 um cientista político e um professor de criminalística americanos produziram um artigo com uma teoria que ficou conhecida como “a teoria das janelas quebradas”. Essa teoria depois virou até livro. James Q. Wilson e George L. Kelling buscavam diminuir a criminalidade e o vandalismo na região de Chicago nos Estados Unidos.
De acordo com os autores, se uma janela de um prédio for quebrada e não for consertada de forma breve, a tendência é que logo passem a jogar pedras nas outras janelas. Após algum tempo, essas pessoas passarão a entrar no edifício e, caso esteja desocupado, tornam aquele local uma ocupação permanente ou até incendeiam o local. Essa teoria foi criada para mostrar que os pequenos crimes e atos de vandalismo devem ser combatidos no início, quando ainda são pequenos. Porque com o passar do tempo, tendem a ficar maiores até ficarem insustentáveis.
O Pequeno Torna-se Grande – Hábitos viram Rotina
E o que esse assunto tem a ver com rotina e hábitos? Essa mesma teoria pode ser aplicada para tudo. Acompanhe o raciocínio. Se um certo dia alguém joga lixo em um local e aquele lixo fica ali jogado por alguns dias, a tendência é que em poucos dias outras pessoas comecem a jogar lixo naquele mesmo local. Em pouco tempo aquele terá se tornado um lixão.
Passamos para outro exemplo: quando você passa pela cozinha na sua casa e a pia está cheia de louça por lavar, a tendência é que você deposite ali mais um prato sujo. Afinal, um prato a mais não fará diferença naquela pilha de louças.
Continuemos com o raciocínio. Quando você bate o seu carro pela primeira vez, a sensação é bem desconfortável. Porém, por menor que seja o dano, se você não consertar rapidamente, você tende a ligar cada vez menos para os novos danos. E em pouco tempo, seu carro está parecendo um “carro de prefeitura”.
Perceba que o desleixo e a falta de cuidado tornam-se um hábito. Um hábito vira rotina.
Você é Resultado do que Faz Todos os Dias
Você assume um compromisso de fazer algo periodicamente, por exemplo, atividade física. Então você se compromete em ir à academia 3 vezes na semana. Você costuma começar empolgado, nosso cérebro adora novidades. Passa uma semana, duas. E na terceira você resolve não ir na segunda-feira. Tudo bem, é só um dia. Quando chega o próximo treino, seu cérebro te convence de que tem outras coisas mais importantes para fazer. Mais um dia. Pronto, era o estímulo que precisava para desistir da formação desse hábito.
Quase todos nós temos algum tipo de rotina diária. Acordar, tomar banho, ir para o trabalho ou para a escola, comer, estudar, fazer exercício, assistir TV e dormir. Às vezes, essa rotina pode parecer monótona e até mesmo cansativa, mas ela é muito importante para o seu sucesso.
Razões para ter uma Rotina
Uma das razões pelas quais a rotina é tão importante é que ela nos dá um senso de controle sobre nossas vidas. Quando tudo o que fazemos é repetir os mesmos movimentos todos os dias, fica mais fácil termos um objetivo claro e sabermos o que precisamos fazer para alcançá-lo. A rotina também nos ajuda a manter o foco e a evitar distrações.
Outra razão pela qual a rotina é tão importante é que ela pode aumentar a produtividade. Se você tem um horário para acordar, tomar banho, se vestir, comer e ir para o trabalho, você sabe exatamente o que precisa fazer e não precisa perder tempo se distraindo ou pensando em outras coisas.
A rotina também pode ser importante para o seu bem-estar. Ter uma rotina diária pode reduzir o estresse, a ansiedade e até mesmo a depressão. Isso ocorre porque é mais fácil se manter equilibrado e saudável quando tudo o que você faz é parte de um plano.
Como Criar uma Rotina
Como criar uma rotina adequada? Com bons hábitos. Os hábitos são aquilo que você faz todos os dias e é o que forma quem você é, os hábitos são uma rotina comportamental. Por exemplo, escovar os dentes é um hábito da maioria das pessoas, você faz isso no piloto automático. Deveria ser todas, não é mesmo?
Hábitos ruins, tem consequências ruins.
Mas como criar bons hábitos?
De acordo com a psicologia, criar hábitos depende de alguns fatores, e é mais fácil começar com pequenas e objetivas mudanças. Se você quer ter uma alimentação mais saudável, tende a ser mais fácil criar o hábito de inserir um alimento mais saudável em uma refeição, ou substituir apenas uma refeição por um período, depois que isso estiver consolidado, inserir mais uma pequena mudança. Dessa forma, você tende a persistir por mais tempo até conseguir transformar aquela pequena ação em um hábito.
O nosso cérebro age por estímulo e recompensa. Gatilhos geram o estímulo e nos faz agir em busca de uma recompensa. Por que você acha que as pessoas fumam? A ansiedade costuma ser um gatilho que faz a pessoa pegar um cigarro em busca de uma recompensa que é a tranquilidade oferecida pelo uso da nicotina, que estimula a produção de dopamina, que é um neurotransmissor que nos dá a sensação de felicidade e prazer. É um ciclo. Toda vez que aquela sensação chega, o ciclo se repete.
É fato que fumar é um hábito ruim, mas como substituir hábitos ruins por bons hábitos? Reconheça os gatilhos e substitua a recompensa oferecida pelo hábito ruim por um hábito saudável que também tenha uma recompensa.
Algumas pessoas substituem a dopamina libera pelo uso do cigarro pela dopamina oferecida após o exercício físico. É uma boa troca? Sem dúvidas.
Como Criar Novos Hábitos e Formar uma Nova Rotina
Criar novos hábitos depende de repetição. A repetição depende de esforço e disciplina. Uma pesquisa da University College London concluiu que o tempo médio necessário para criar um novo hábito é de 66 dias. Porém o tempo médio é muito diferente entre as pessoas. O mesmo estudo encontrou pessoas que conseguiram formar novos hábitos com 18 dias e outras que levaram incríveis 254 dias. O que isso nos mostra? Aquilo que já sabemos, as pessoas são diferentes e reagem de forma diferente aos estímulos.
Regra do Mínimo Esforço para Criar Hábitos
Apesar disso, use a regra do mínimo esforço para criar novos hábitos. Se quer adquirir o hábito de beber mais água, deixe uma garrafa cheia de água à disposição perto de você o tempo todo. Nosso cérebro costuma agir no modo economia de energia. Se tiver que fazer o esforço de andar até a cozinha para pegar água, a tendência é que isso não aconteça.
Se você quer fazer exercício físico, deixe as roupas separadas na noite anterior. Isso ajudará a lembrar o que precisa fazer. A mesma coisa serve para os estudos. Organize a sua rotina de estudos na noite anterior. Quando acordar, já saberá o que precisa fazer e não perderá tempo nem gastará energia pensando no que fazer. Lembre-se, nosso cérebro é preguiçoso, vai sempre optar pelo menor esforço.
Os hábitos tornam-se a sua rotina. E a rotina é extremamente importante para o seu sucesso. Se você quiser ter um objetivo claro, manter o foco, aumentar a produtividade e reduzir o estresse, você precisa ter uma rotina.
Você já parou para pensar quanto o ambiente em que você vive influencia os seus resultados? Independentemente da resposta, você precisa conhecer esse importante poder no post abaixo:
Se você quer acelerar a sua jornada até a aprovação em um concurso público e parar de perder tempo, conheça agora mesmo o livro que irá expandir a sua mente e transformar a sua forma de estudar:
Top, eu estava lutando contra o hábito de fazer exercícios físicos, e nesse post encaixou tudo o que aconteceu comigo. Agora vou pegar o código e tentar novamente de forma eficaz, obrigado Tiago
Excelente, bora aperfeiçoar os hábitos e se tornar mais produtivo!